domingo

Rift Valley



O Rift Valley é um fenômeno geológico que ocorreu há milhões de anos atrás, quando as placas tectônicas  da África e da Arábia no continente asiático, afastaram-se uma da outra formando uma grande falha geológica. A extensão do Rift Valley é de cerca de 6.500 quilômetros. 

É exatamente nesta região do Oriente Médio que se encontra o ponto mais baixo da Terra, o mar Morto , com uma altitude de 400 metros negativos - abaixo do nível do mar.

Essa falha  geológica chamada de Rift Valley,  se estende desde Moçambique no sudeste da África, corta o mar Vermelho, passa pelo vale do rio Jordão no limite entre Israel e Jordânia e chega ao planalto da Anatólia norte da Síria.

Fonte: Archela, R. http://geografiadoorientemedio.blogspot.com/

9 comentários:

Eber Ventura disse...

Professora,

Muito interessante seu post. Aliás, gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog. Com conteúdos práticos e ricos temos aprendido bastante com suas postagens.

sds,
Eber

Caarla Ariaadna disse...

GOSTEI MUITOO. EU COM ESTUDANTE ADORO SABER DESSAS PESQUISAS DE ESCOLA BEM DEFENIDA E COM OS PONTOS PRINCIPAIS.

Anônimo disse...

Obrigada!

Iury Simões disse...

Na verdade o Rift Valley foi formado pela "Separação", ou seja, movimento divergente das duas placas em um processo semelhante ao que aconteceu na formação do oceano Atlântico.

Fonte: Fundamentos de Oceanografia de Tom Garrison, 5ª edição. Pg 55


:)

Guilherme Joel disse...

Muito interessante, ajudou muito na minha pesquisa, muito bom mesmo seu post.

Anônimo disse...

Esse post foi muito interessante, e me ajudou muito, Obrigao.

cassio maia disse...

Gostei muito na minha opinião acho que irar min ajudar muito amanhã na prova de Geografi...Muito obg

Anônimo disse...

parabéns pelo post, me ajudou muito.

Anônimo disse...

Muito bom ...Parabéns