terça-feira

Cozinha Mediterrânea


A cozinha colorida, perfumada e saborosa, vem da qualidade dos ingredientes, consumidos no esplendor de seu frescor

O mar Mediterrâneo fica no centro e os países em amarelo ficam no entorno desse mar.
Conforme o nome indica, este tipo de cozinha é a que se pratica na região Mediterrânea que se delineia pelos doze mil quilômetros de margens do mar Mediterrâneo. A região se estende desde o Estreito de Gibraltar até o Oriente Médio, passando por três continentes  e vários países (em destaque no mapa) como Itália, Espanha, Grécia, França e outros países na Europa; Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos na África; Turquia, Israel, Síria e Líbano na Ásia.
Uma das características da cozinha mediterrânea é a sua sazonalidade. Ela respeita o ciclo dos alimentos durante as estações do ano, é multicultural, porque abarca uma infinidade de características destes povos que passaram por várias mudanças ao longo dos séculos, com influências de outras culturas; e natural, porque respeita os alimentos da terra. O cardápio mediterrâneo se caracteriza pela riqueza de legumes, verduras, grãos, feijões, cereais, peixes e frutos do mar.
O vinho e o azeite contêm flavonoides e resveratrol, substâncias que favorecem a saúde e a  vida longa. Muitas ervas e verduras são selvagens e brotam em grande quantidade no solo pedregoso. Dessa precariedade surgiu um cardápio variado que, além de saboroso, atende a todos os requisitos da alimentação saudável, devido à variedade de ingredientes, cores, sabores e texturas, com respeito pela tradição, gosto pela inovação e uma natural tendência para o improviso.
As ervas aromáticas têm presença obrigatória nessa cozinha. Não por acaso, os turistas se encantam com os temperos e até mesmo com as hortas cultivadas em vasos de sacada, em casas espalhadas pelo interior da Itália, da Grécia e na Provence, região da França. O principal apelo dessa cozinha colorida, perfumada e saborosa, vem da qualidade dos ingredientes, consumidos no esplendor de seu frescor, adquiridos religiosamente no dia, em mercados populares das cidades.
Constitui prática de rotina entre a população, acordar cedo e percorrer as melhores bancas à procura de preciosidades sazonais. As estações do ano, extremamente bem definidas, balizam a mesa mediterrânea, com sua grande fartura de vegetais. Grão-de-bico, lentilha, azeitona, tomate, berinjela, pimentão, abobrinha, entre outros, são ingredientes tipicamente mediterrâneos. As safras se refletem nas mesas dos restaurantes.


By Ro Archela
Originalmente publicado em http://www.sucessolondrina.com.br/revista/bem-estar/revista-bem-estar-edicao-144-2012-ano-16/colunas/cozinha-mediterranea

2 comentários:

Clau Gavioli disse...

Parabéns! Adorei o texto. Muito explicativo, claro e bem encadeado.

Obrigada!

Unknown disse...

Muito bom gostei muito