sábado

Cristianismo

O cristianismo não proclama deveres religiosos, normas morais ou mudanças, mas prega uma única pessoa: Jesus Cristo, que foi crucificado, morto, ressucitado e que vive eternamente. O conteúdo e a motivação da pregação cristã baseiam-se na bíblia compreendida como a palavra de Deus revelada ao homem e na trindade de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Os cristãos falam sobre três aspectos fundamentais: 1. O que Deus fêz para os homens por meio de Jesus Cristo -  deu seu Filho para morrer pela humanidade, para que crendo nisto, os homens pudessem ter vida eterna; 2. O que Deus oferece aos homens quando creem em Jesus Cristo  - nova vida no Espírito Santo e perdão dos pecados; 3. O que Deus espera do homem - arrependimento, fé e compromisso.
A partir da morte e ressurreição de Jesus Cristo os cristãos receberam  poder para disseminar o evangelho pelo mundo. O mapa a seguir apresenta a cidade de origem das pessoas que ouviram Pedro em Jerusalém no dia de Pentecostes. O elenco reproduzido pelo livro de Atos  na bíblia, refere-se às nações de origem dos judeus e prosélitos[1] que vieram em peregrinação e que se encontravam Jerusalém naquela data. Para compreender melhor este fato, é importante lembrar que a dispersão dos judeus pelo mundo, chamada de diáspora, não teve início com a destruição do Templo de  Jerusalém, no ano 70 d.C. mas, já ocorria há pelo menos seis séculos, desde  a destruição de Jerusalém no império Babilônico em 586 a.C.


 Origem das pessoas que ouviram Pedro em Jerusalém no dia de Pentecostes


[1] Prosélitos – Os judeus eram conscientes de sua missão para com os gentios e procuravam convertê-los. Os gentios que aceitavam a religião judaica aceitando a  circuncisão e a observação da lei eram chamados prosélitos. Em grego, significa agregados.  Os homens que aceitavam o monoteismo judeu e as leis morais, mas que não adotavam a circuncisão, eram chamados de tementes a Deus.

Nenhum comentário: