sábado

Judaismo

O judaísmo foi a primeira religião monoteista da história e foi criada por volta do ano 1320 a.C. Tem o criador do Universo como o único Deus. De acordo com a bíblia, Deus firmou uma aliança com o patriarca Abraão, do qual o povo judeu é herdeiro e mantenedor.
A base do judaísmo está firmada no Antigo Testamento da bíblia e no torá. O torá refere-se ao Pentateuco – os cinco primeiros livros da bíblia, Gênesis, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio - revelados a Moisés no monte Sinai.
São integrantes do judaismo, a observação à lei de Moisés, as prescrições relativas ao sábado e às comidas impuras. As principais instituições do judaismos são o templo, a sinagoga, a lei e as tradições.
O templo foi o lugar de ritual cultural e sacrificial. Só havia um templo no mundo e este ficava em Jerusalém. O templo foi destruído no ano 70 d.C., hoje  resta apenas o Muro das Lamentações. Cada comunidade tinha sua sinagoga. A sinagoga continua sendo o centro local de oração e de estudo da lei. Historicamente, é o local de reunião para a leitura e comentários de trechos prescritos da lei e dos profetas. Na antiguidade, a sinagoga  também era a sede da escola local e o centro da vida da comunidade.  Os escribas - eram estudiosos profissionais da lei e das tradições – tinham a  tarefa de prescrever regras para cada situação.
A cultura judaica é extremamente persistente. Devido à grande capacidade de manter viva as tradições, sua religião, língua e costumes, foi preservada, mesmo durante o longo tempo da diáspora, em que os judeus estiveram dispersos pelo mundo, por cerca de 1878 anos.

Nenhum comentário: